O fecho de um período económico é um trabalho que requer muita atenção e minucia na sua preparação.
É necessário fazer-se um levantamento de tudo o que é relevante para possibilitarmos o encerramento do ano como um “fim” daquele intervalo de tempo e o início de um novo ano que se aproxima. Para isso, após o apuramento e envio do IVA do quarto trimestre e do IVA do mês de Dezembro, conforme o regime em questão, ou seja, a partir do dia 15 de Fevereiro de cada ano (no caso das empresas com período económico igual ao de um ano civil), e após o fecho do trimestre ou mês, é obrigatório a análise do balancete a Dezembro do ano “n”. Quer isto dizer, que tem de se analisar todas as contas do balancete e avaliá-las, para podermos proceder à elaboração da demonstração de resultados por natureza.
Elencamos abaixo alguns dos pontos, que consideramos importantes verificar na preparação do fecho do ano.
Encerramento de Contas – Procedimentos de Controlo
Verificação dos Inventários
Contabilisticamente, os inventários devem estar mensurados no balanço ao custo ou, se inferior, ao valor realizável líquido.
Conferência dos Ativos Fixos
É necessário verificar se todos estes movimentos se encontram registados na contabilidade e se os mapas de reintegrações/depreciações, assim como as fichas de cada ativo, estão atualizados e em conformidade.
Conciliação Bancária e Saldo de Caixa
Todas as empresas realizam transações financeiras no seu dia-a-dia como pagamentos, recebimentos, transferências, investimentos, entre outros. Dependendo do volume destas transações, muitas vezes os saldos bancários demonstrados pela contabilidade da empresa podem não refletir com exatidão a sua posição financeira real naquele momento. Desta forma, a conciliação bancária é o processo de comparar e harmonizar os extratos bancários com os controlos contabilísticos internos da empresa, com o objetivo fazer equivaler os registos da contabilidade aos valores disponíveis nas contas bancárias da empresa.
Para o encerramento de contas, devem ser construídos mapas de conciliação bancária, onde se registem as diferenças apuradas entre o saldo contabilístico e o saldo bancário, assim como mapas de saldos de caixa para confirmação do mesmo com o saldo da contabilidade.
Circularização de Clientes e Fornecedores
Devem ser confrontados os saldos que constam na contabilidade com os que constam na gestão da empresa, de forma a poderem ser apuradas
Conferência da Conta do Pessoal
No encerramento de contas, é fundamental fazer a verificação do registo de todos os processamentos de salários efetuados e correspondente pagamento das remunerações.
Conferência da Conta Estado
Analisa as diferentes rubricas de impostos que compõem a conta Estado e verifica os pagamentos efetuados. O objetivo é que os saldos representem os valores efetivamente por liquidar/receber, nomeadamente:
- IVA;
- Apuramento do IRC;
- Retenções na Fonte de IRS/IRC;
- Segurança Social;
- Entre Outros.
Verificação da conta Acréscimos e Diferimentos
Pela aplicação do regime do acréscimo, é necessário conferir e verificar que se encontram registados todos os movimentos que transitaram do ano anterior ou que irão transitar para o ano seguinte.
Controlo da Conta Remunerações a Liquidar
À semelhança do ponto anterior, e porque também se enquadra no regime do acréscimo, é necessário proceder à regularização dos lançamentos efetuados em relação ao pagamento de férias, subsídio de férias e encargos, relativos aos funcionários da entidade. Isto porque os mesmos dizem respeito ao período anterior.
Depois de efetuar toda esta verificação, está em condições de fazer o encerramento de contas e elaborar as demonstrações financeiras.
É extremamente importante que o seu parceiro de contabilidade tenha conhecimentos técnicos para a realização de todos estes procedimentos, de forma a que fiquem em conformidade com a legislação em vigor.
Na Best Account primamos pelo rigor, e estamos totalmente disponíveis para ajudar, sempre, numa perspetiva de parceria, porque o seu sucesso é o nosso sucesso!