Tem dúvidas em como preencher o IRS?

Está a chegar a hora fatídica de preencher o IRS, fique com dicas úteis para esta tarefa.

 Como fazer o IRS

entrega do IRS em 2018, referente aos rendimentos auferidos em 2017, é feita entre 1 de abril e 31 de maio de 2018, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte.

Este ano é obrigatório fazer a entrega via internet, e se tiver direito ao reembolso do IRS, este deverá ser feito no prazo de 20 a 25 dias, de acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira.

 Reunir documentos

Para preencher o IRS precisará de reunir todos os documentos necessários como o Modelo 3 e os anexos respetivos, o cartão do cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte, incluindo os do cônjuge e dependentes e/ou ascendentes do agregado. Poderá ter de pedir o NIF para o (s) seu (s) filho(s), se ainda não o tiver e existirem despesas deles declaradas no IRS.

Precisa também do NIB, das declarações de rendimentos emitidas pelo empregador e dos comprovativos arrecadados ao longo do ano, como os recibos de despesas dedutíveis tidas ao longo do ano anterior.

 Deduzir despesas

Não se esqueça de tudo que pode deduzir no IRS. Isso inclui despesas de saúde, habitação, educação, IVA de faturas, lares, pensões de alimentos, donativos, PPR e fundos de pensões, regime público de capitalização. Não deixe ficar nada de fora.

 Simular IRS

Se preencher a declaração de IRS online poderá simular o IRS antes de validar a declaração, para saber se irá receber ou pagar. Não se esqueça de colocar o seu NIB para receber o reembolso de IRS na sua conta bancária (caso a ele tenha direito) mais cedo.

 Entregar o IRS

Pode entregar o IRS então comodamente em casa, pela internet, ou pode contatar a Best Account e nós fazemos a entrega por si.

 Corrigir IRS

Se preencher o IRS online pode corrigir a declaração facilmente. A própria plataforma não lhe deixa entregar a declaração com erros. Caso queira alterar a declaração que entregou, pode fazer uma nova declaração, sem custos, desde que dentro do prazo de entrega.

 Obter comprovativos

Depois de entregar o IRS pode obter declarações online, como o comprovativo de entrega. Pode também consultar a situação da devolução do seu IRS.

 Guardar documentos

Mesmo depois de entregar o IRS deve ter o cuidado de  guardar todos os papeis que registou por si no portal e-fatura por 4 anos.

Entregar o IRS

Pode entregar o IRS comodamente em casa, pela internet, ou pode contatar a Best Account e nós fazemos a entrega por si.

 Se mesmo assim continuar com dúvidas entre em contato connosco aqui, nós podemos ajudar. 

 Fonte: www.economias.pt