A Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro, alterou a Portaria n.º 321-A/2007, de 26 de março, nomeadamente no que respeita à estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT) relativo à faturação e criou as taxonomias a utilizar no preenchimento dos campos devidamente assinalados na estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT) relativo à contabilidade.

A adoção deste modelo proporciona às empresas uma ferramenta que permite satisfazer os requisitos de fornecimento de informação aos serviços de inspeção, acionistas, auditores internos ou externos e revisores de contas.

Em termos práticos a qualquer momento a AT pode solicitar a emissão deste documento de verificação.

Este novo procedimento traz consigo grandes desafios às consultoras de contabilidade e aos seus clientes, uma vez que será expectável que a contabilidade seja lançada, praticamente, ao mês! E isto leva-nos para uma batalha há muito travada entre a contabilidade e os seus clientes: a entrega atempada da documentação.

Este é um tema amplamente debatido entre a comunidade de contabilistas e técnicos, e na nossa opinião, a melhor forma de o sanar, passa, pelo simples facto de o cliente nos passar a ver como um parceiro, alguém que o vai ajudar a gerir o seu negócio. Pois como deverá saber, a contabilidade, pode (se tiver toda a informação por parte do cliente) a qualquer momento, fornecer indicadores ao cliente que lhe permitem percecionar claramente o estado geral do seu negócio, em termos financeiros.

Ora aquela “papelada” que é entregue pelo cliente, gera dados, dados esses que são o espelho do seu negócio. Urge uma alteração de paradigmas, se a sua consultora de contabilidade tiver tempo para gerar os dados do seu cliente, pode ser muito mais, que o “simples” portador de obrigações fiscais. Papel demasiado simplista esse, que afeta a contabilidade negativamente, pois apenas se espera a informação de impostos a pagar, quando o trabalho que é elaborado é muito mais complexo e profundo que isso.

Esperemos que estas desafiantes alterações, permitam um dialogo entre o cliente e a sua consultora de contabilidade onde se debatam todas estas questões e sirva de alguma forma, de valorização dos profissionais de contabilidade e por consequência se traduza na prestação de um serviço de cada vez maior qualidade e que vá ao encontro dos objetivos dos clientes.

Na Best Account tudo faremos para que esta relação seja cada vez mais fortalecida e benéfica para todos os intervenientes.